2021-05-11 08:24:00

Qual a função do Digital Influencer no mercado atual?

Já teve dúvidas sobre qual a função do Digital Influencer, e gostaria de saber mais sobre quais são, e sobre como essa profissão funciona? Então continue lendo o nosso artigo até o fim, e entenda mais sobre essa função que se torna cada vez mais procurada.

O que é um Digital Influencer?

Antes de explicarmos de fato qual a função do Digital Influencer, é importante saber o que é, e quem são esses profissionais. Assim, não ficará nenhuma dúvida na hora de saber exatamente qual a sua função, e tudo será muito mais fácil.

Basicamente, os Digital Influencers, ou, no português, influenciadores digitais, são aquelas pessoas que tem uma forte presença dentro da internet, e podem usar ela para influenciar as pessoas que as seguem.

Como, por exemplo, você já deve ter ouvido falar do grande humorista brasileiro Whindersson Nunes. Ele é alguém com milhões de seguidores em suas redes sociais. O que, em termos de marketing, significa que tem um alcance muito grande para qualquer produto, ou serviço de deseje vender.

a função do Digital Influencer
Foto reprodução: SBCopy

Basicamente, são pessoas como ele que são os influenciadores digitais. Claro que nem todos tem milhões de seguidores, afinal, quanto mais seguidores, mais caro para ser contratado. Porém são essas pessoas que, nos dia de hoje, tem o maior poder de divulgar alguma coisa.

Assim, de forma muito resumida, os influenciadores digitais são, como o próprio nome já sugere, aqueles que tem o poder de influenciar alguém utilizando dos meios digitais.

Então, qual a função do Digital Influencer?

Como explicamos anteriormente, influenciador digital é aquele que tem poder de influenciar alguém utilizando de ferramentas como a internet. Assim, é fácil entender qual a função do Digital Influencer dentro do mercado.

Apesar de existirem na internet há muito tempo, postando vídeos, fotos, e todo o tipo de conteúdo que era possível, a função do Digital Influencer começou a ganhar mais destaque há poucos anos, quando as grandes marcas começaram a ver que esse era um mercado importante para se investir.

O que aconteceu foi que elas viram o grande potencial que existe na internet, e que, muitas vezes, é mais interessante chamar um especialista para ajudar no marketing do seu negócio, do que tentar criar o seu próprio que muitas vezes não alcança tantas pessoas.

Por isso, se torna cada vez maior o cenário de influenciadores digitais, que são contratados por diversas empresas para divulgarem seus produtos. Assim, eles tem um espaço muito maior para fazer uma análise mais detalhada, e dizer se as pessoas realmente irão gostar.

Não esquecendo que eles também passam uma grande credibilidade, já que o público confia neles, por conta da intimidade que sentem ao vê-los diariamente pelas telas de seus aparelhos. Por isso, utilizar de influenciadores digitais é uma ótima estratégia para qualquer empresa.

Pontos positivos e negativos de se tornar um Digital Influencer

Como qualquer coisa que existe no mundo, ser um influenciador digital conta com prós e contras. Então, se você busca saber a função do Digital Influencer para se tornar um profissional da área, conheça esses pontos antes de decidir qualquer coisa.

Positivos

Existem muitos pontos positivos em ser um influenciador digital, e você pode gostar muito. Então, vamos a eles:

Experiências, acessos e networking

Dada a função do Digital Influencer, é claro que eles são profissionais muito requisitados no mercado atual, e, por conta disso, um dos grandes pontos positivos está na experiência que você pode conseguir.

Por exemplo, além do cachê, muitas vezes esses profissionais realizam viagens, recebem produtos, e conseguem ter contato com pessoas importantes do meio digital. Tudo isso são ótimas chances para você se desenvolver pessoalmente.

Um ótimo ponto positivo, que pode lhe levar a diversos lugares diferentes, e lhe fazer conhecer muitas coisas que não fazia nem ideia de que existiam.

Liberdade editorial

Aqui está outro grande ponto positivo. Você pode mirar exatamente naquilo que você gosta de fazer. Existe público para toda a sorte de coisas, por isso você não precisa se preocupar em ter que fazer algo que não goste.

Você escolhe sobre o que irá falar, e isso é um grande diferencial entre essa e muitas outras profissões.

Mobilidade

Aqui está outro grande ponto positivo de ser um influenciador digital. Você pode cumprir a função do Digital Influencer sem precisar ter um lugar fixo.

como se tornar um digital influencer em 2018 d
Foto reprodução: Freesider

Desde que você tenha acesso a internet e algum aparelho para fazer o que precisa, pode estar em qualquer lugar do mundo e continuar exercendo o seu trabalho sem nenhuma dificuldade.

Agenda flexível

Assim como no caso da mobilidade, quem é influenciador digital conta com uma agenda muito mais flexível de horários. Afinal, você não trabalha em um horário fixo, você escolhe o próprio horário.

Contudo, isso é uma faca de dois gumes. Pois, para muitos, organizar o próprio tempo e algo relativamente difícil. Por isso, é necessário ter muito autocontrole para não ficar apenas adiando os compromissos.

Negativos:

Contudo, também existem alguns pontos negativos, e você deve entender sobre eles para não se arrepender no futuro.

Haters

Esse é um dos principais pontos negativos de se tornar um influenciador digital. Todos sabem que existem pessoas maldosas no mundo, e essas pessoas muitas vezes atacam pessoas sem motivo nenhum na internet.

Praticamente todos os grandes influenciadores sofrem, ou já sofreram com isso em algum momento. Claro que você pode, e deve, denunciar essas pessoas caso isso aconteça. Porém é algo que dificilmente será contornado.

Falta de privacidade

Outra coisa muito difícil de lidar é com a falta de privacidade. A função do Digital Influencer é estar exposto na internet a milhares de pessoas, e muitas dessas pessoas esquecem de algo chamado respeito.

Seguranca e privacidade de dados
Foto reprodução: Inteligência Rock Content

Se tornam invasivos, comentando coisas desnecessárias, ou atrapalhando momento íntimos do profissional com os familiares e amigos.

Por isso é muito importante que sejam impostos alguns limites desde o começo pelo influenciador, entretanto, ainda assim, casos desse tipo podem acabar acontecendo.

Calotes

Isso é algo muito comum de acontecer com influenciadores digitais, ou qualquer profissão que você trabalha diretamente com os clientes. Coisas como pessoas desmerecendo seu trabalho, ou não pagando o combinado quando deveria.

Por isso, é muito importante que você sempre trabalhe com contratos ao exercer a função do Digital Influencer. E, claro, que também conheça o histórico de seu parceiro antes de combinar qualquer coisa com ele.

Gostou de nosso artigo sobre a função do Digital Influencer?

Conte pra gente, através dos comentários, o que você achou do nosso artigo sobre a função do Digital Influencer, e se vale ou não a pena para você ser um. Também nos conte se isso lhe ajudou a decidir se esse é um bom caminho para você seguir, ou não.

Não esqueça de compartilhar esse post sobre a função do Digital Influencer com pessoas que você conheça, e que também querem entender mais sobre esse mundo de influenciadores digitais. Assim você pode ajudar seus amigos, e nos incentivar a escrever mais artigos como esse.

Por fim, mas não menos importante, não deixa de conferir os nossos outros artigos do Blog da BigGram, como esse sobre dicas para deixar o seu Instagram mais seguro. E claro, também dê uma olhada nos produtos da BigGram, disponíveis em nosso site principal. Com eles, você pode tirar o máximo proveito de suas redes sociais.

Big Gram é um provedor de serviços em mídias sociais

CNPJ: 29.703.135/0001-03

Institucional
Desenvolvido com por Azarod Devs